terça-feira, 11 de maio de 2010

MARÍLIA FOI TRIPLAMENTE PREMIADANO XXIV CONGRESSO DE SECRETÁRIOS

XXIV CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
IX Mostra e Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios

MARÍLIA FOI TRIPLAMENTE PREMIADANO XXIV CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Diretoria do COSEM/SP (Conselho dos Secretários de Saúde do Estado de São Paulo) convidou secretários e secretárias municipais de saúde e trabalhadores (as) do SUS para participar do XXIV CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO, que aconteceu em Campinas de 21 a 23 de abril de 2010. Nessa ocasião, ocorreu também a IX Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios com a segunda edição do Prêmio David Capistrano para ser entregue aos 10 melhores trabalhos da Mostra. O Evento contou com 10 cursos, 10 rodas de conversas, 1 debate e 2 grandes conversas, assim chamadas para que as mesmas fossem sempre pautadas pela interação e participação ampla dos presentes.
Estiveram presentes mais de 68 Municípios do Estado de São Paulo, que apresentaram ao todo 448 trabalhos e a Secretaria Municipal de Marília compareceu e apresentou 13 trabalhos. Foi montada uma Banca com integrantes do Ministério da Saúde, para analisar esses 448 trabalhos e selecionar os 10 melhores para receber o “Prêmio David Capistrano”. Houve a participação de grandes cidades do interior paulista entre elas a Capital, Campinas, Santos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba, Diadema, São José dos Campos, Presidente Prudente entre outras tantas. E Marília, foi triplamente premiada sendo 1 Prêmio David Capistrano entre os 10 melhores, que, recebeu uma escultura em forma de estatueta e 2 menções honrosas entre os 40 selecionados pela Banca do Ministério da Saúde. Lembrando que Campinas que sediou o evento e tem o triplo da população de Marília recebeu uma estatueta e 3 menções honrosas. A Secretaria Municipal da Saúde foi muito participativa, e a equipe presente no evento, atribui a isso ao apoio e incentivo que o nosso Prefeito Prof. Mario Bugarelli e o Secretário da Saúde Dr. Júlio Cezar Zorzetto, da aos funcionários para a realizarem e desenvolverem trabalhos, que, possam trazer benefícios aos usuários do SUS, e fez tudo para que os mesmos pudessem participar e expor seus trabalhos neste Congresso, que é reconhecido nacionalmente.
Além dos trabalhos expostos, a equipe técnica presente no evento participou de diferentes cursos, aprimorando ainda mais seus conhecimentos e trazendo mais informações e benefícios aos usuários do SUS. O Prêmio conquistado por Marília foi com o Pôster “A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FATOR DETERMINANTE PARA A REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DST/HIV/AIDS NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DE MARÍLIA-SP” com a autoria de Urania Gomes dos Santos. Porém, este trabalho foi realizado por 5 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, dentre elas Urania Gomes dos Santos, Ana ClaudiaTolentino Pires e Fernanda de Almeida Alberto que trabalham no NEPEM e Helena Regina G. Guerino Schwitzky e Zeila Togashi do Programa DST/AIDS. E as 2 menções honrosas conquistadas foram os trabalhos expostos com os seguintes temas: “EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA DE MARILIA-SP” com autoria do Dr. Eduardo Tanajura de Faria. Este trabalho foi realizado pelo Dr. Eduardo Tanajura de Faria, Dra. Júlio Cezar Zorzetto, Dr. Luiz Takano, Enfa. Aurélia Peregrine Primo Silva, Enfa. Denise Elaine Garozi, Dra. Silvia Patrícia Maluf Salvi, Enfa. Flavia Cristina Castilho Carácio, Urania Gomes dos Santos, Fernanda de Almeida Alberto.
E o outra “ROMPENDO PARADIGMAS: DESMEDICALIZANDO E DESOSPITALIZANDO – AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA DA SAÚDE DA MULHER – MARÍLIA-SP” com autoria da Médica Dra. Altiva Awako Nishiura. Este trabalho foi realizado pela Dra. Altiva Awako Nishiura, Dra. Silvia Helena de Cerqueira Cesar Rojas e a Fisioterapêuta Angelica B. Pascon.



Estavam presentes e realizaram cursos no congresso:

Dra. Júlio Cezar Zorzetto

Enfa. Aurélia Peregrine Primo Silva
Curso: Atenção básica e gestão do cuidado

Enfa. Denise Elaine Garozi
Curso: Controle social e gestão participativa

Enfa. Gisele Soares
Curso: Gestão das redes de urgência

Dra. Silvia Patrícia Maluf Salvi
Curso: Controle social e gestão participante

Dra. Eduardo Tanajura de Faria
Curso: Atenção básica e gestão do cuidado

Dra. Altiva Ayako Nishiura
Curso: Vigilância em Saúde

Dra. Márcia Bueno Zonta Asperti
Curso: Vigilância em saúde

Dra. Ana Maria Massud
Curso: Planejamento i informação

Rodrigo Pegoraro de Souza
Curso: Gestão do fundo e critérios de repasse do recurso federal nos cinco blocos

Maiores informações sobre o congresso está disponível no site:
www.conasems.org.br/cosems/SP/

ou na Secretaria Municipal da Saúde
c/ Vera Pretti
3402-6500/9727-5896

Nenhum comentário:

Postar um comentário